terça-feira, 1 de março de 2011

Advento - Vem Senhor Jesus

Este pedido é o "Marana Tha", o grito do Espírito e da Esposa: "Vem, Senhor Jesus" (CIC 2817)

Enquanto o ano civil inicia-se em 01 de janeiro, o Ano Litúrgico já se iniciou para toda a Igreja Ocidental neste dia 29/11 com o primeiro domingo do Advento; durante este tempo, os fiéis são convidados à conversão e a se preparar dignamente para celebrar o aniversário da vinda do Senhor, e também a aguardar a sua nova vinda, cujo dia e hora ninguém sabe.

Este Tempo Litúrgico que começa no domingo mais próximo da Festa de Santo André Apóstolo (30 de novembro).É um tempo litúrgico composto de quatro semanas (os 4 domingos do Advento) sendo que o primeiro domingo pode ser adiantado até 27 de novembro, tendo assim 28 dias de Advento, ou atrasar-se até o dia 3 de dezembro, quando então o Advento tem somente 21 dias.

O Advento possui duas características que lhe são próprias, a Igreja celebra a espera da Parusia, com leituras messiânicas escatológicas do Antigo Testamento e a espera do Natal, o Nascimento de Cristo.

O Advento é um tempo mariano por excelência, pois a espera pelo Verbo Encarnado foi feita de modo especial por aquela que foi escolhida desde todos os tempos para ser sua Mãe. Essa espera se radicaliza na Solenidade da Imaculada Conceição, dia que também celebramos a preparação da Igreja Santa, sem mancha e nem ruga à qual todos católicos fazem parte.

A cor litúrgica durante este tempo é o roxo, não por penitência (como na quaresma) mas por espera;toda a Igreja esta a esperar o nascimento do Deus Encarnado, e sua nova vinda no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos.

Algo em destaque durante todo este tempo é a Coroa do Advento, presente em todas as paróquias. Em formato de circulo (sem início nem fim) representa o amor de Deus que é eterno, que também não possui início nem fim.

A cada semana é acesa uma vela dessa Coroa (ao todo são quatro velas). De início veremos nossa coroa apagada, sem brilho, representando as trevas do nosso pecado. Aos poucos, à medida que se aproximamos do Natal, veremos essa coroa iluminar-se, e representar a chegada de Cristo (no Natal), Daquele que é capaz de eliminar e acabar com todo o tipo de pecado.

Que este tempo do Advento, seja para todos, um período de conversão e de preparação para a segunda maior festa do cristianismo.

Que este novo ano litúrgico que se inicia seja também um ano de muitas conversões.

Autor: Everton do N. Siqueira
Comentários

Compartilhe na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites Stumbleupon More