segunda-feira, 21 de março de 2011

Dúvidas sobre a Fé - Pergunta sobre dogmas e o arrebatamento de Elias

Nome: Rosenildo dos Santos Melo

Religião: Católica

Cidade: Itapeva/SP

Dúvida - Bom dia e a paz de Jesus e o amor de Maria Santíssima.Notei que você é uma pessoa muito bem informada e desejo que Deus conserve sua sabedoria e entusiasmo, queria saber o seguinte:

Quantos são os dogmas e quais são eles? E outra coisa, como seu deu a elevação ao céu do profeta Elias, não sei se estou certo na informação, mas diz se que somente 2 pessoas foram elevadas ao céu de corpo e alma Elias e Maria Santíssima.

Agradeço imensamente seus elogios, e principalmente suas orações.

Não há uma “lista oficial de dogmas”(se existe eu desconheço), pois de cada dogma podem ser extraídos outros dogmas, ou fatos dogmáticos decorrentes dele,ou associados a ele:

Exemplo: O dogma da existência do céu, quase que automaticamente nos leva a crer na existência dos anjos, na existência do Juízo, etc.

Mesmo assim, recomendo um ótimo estudo cujo link segue abaixo, que cita alguns dos mais importantes dogmas de nossa fé (não todos), espero que lhe seja útil:.

http://www.duc-in-altum.com.br/Duc%20in%20altum!5a.htm

Passamos agora à segunda parte da tua pergunta:

Na verdade, além de Elias, Henoc também foi arrebatado, conforme diz as Sagradas Escrituras, em diversas passagens: (Gn 5,24), (Eclo 44,16), (Eclo 49,16). Henoc é também citado no Novo Testamento (Hb 11,5).

Quanto ao arrebatamento de Elias, a Igreja não define detalhadamente como se deu, e nem para onde o Profeta Elias foi levado.

Em relação ao modo como ele foi levado ao céu, as Sagradas Escrituras nos dizem apenas: "Tu que foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes".(Eclo 48,9). Na ausência de uma exegese que trate de um contexto diferente da citação literal, esta prevalece sobre as demais, e devemos acreditar que o fato ocorreu tal qual está relatado na Sagrada Escritura.

Quanto ao lugar onde Elias teria sido levado, não há uma resposta clara pela exegese. Embora as escrituras citem explicitamente a palavra céu na maioria das traduções bíblicas(2Rs 2,11)-(1Mac 2,58), os principais autores eclesiásticos divergem de opinião em 4 principais hipóteses:

"1)Alguns pensam que ele foi realmente arrebatado ao céu, não o Céu dos bem-aventurados, mas o firmamento, onde leva uma vida quase celeste (Doroteu, São Jerônimo, Santo Ambrósio, Alcimo e Senário);


2)Outros pensam que ele foi levado para o paraíso terrestre, onde se encontra também Enoch (Santo Irineu, São Justino, Santo Isidoro, Santo Tomás);


3)Outros pensam que ele foi levado para alguma região da terra, desconhecida (São Gregório, Magno, Ruperto);


4)Mais verossimilmente, outros dizem que é incerto o lugar onde estão Enoch e Elias (São João Crisóstomo, Teofilacto e Ecumênio, Santo Agostinho, São Cipriano, Teodoreto).

O motivo destas divergências se dá pelo argumento de que Elias, tendo sido arrebatado antes da vinda de Cristo, não poderia entrar no céu, pois Jesus ainda não havia remido o mundo com seu sangue. Após a queda da humanidade, as portas do paraíso lhes estavam fechadas (Gen 3,14) e somente na ressurreição é que Cristo abriu-lhes novamente as portas (Rom 3,23s)

Onde quer que esteja, Elias leva uma vida tranqüila e santa, na contínua contemplação de Deus, como diz Santo Agostinho e voltará no fim do mundo para pugnar com o Anticristo e “pagar o tributo da morte”, como diz São Gregório Magno.

(Commentaria in Scripturam Sacram, Cornélio A Lápide)”

Termino pedindo desculpas pela demora a responder sua pergunta, e justificar a mesma na prudência em tentar transmitir com o máximo zelo àquilo que nos ensina a Santa Igreja, evitando colocar como resposta as minhas opiniões pessoais.(2Pd 1,20)

Seu irmão em Cristo,


Everton do N. Siqueira
Comentários

Compartilhe na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites Stumbleupon More