quarta-feira, 23 de março de 2011

Nossa Senhora previu as catástrofes no Japão?

Tenho visto diversos textos em blogs e sites católicos (e também em sites não católicos) ligando as mensagens das Aparições de Nossa Senhora de Akita-Japão (Ocorridas na década de 1970) com os eventos da tragédia que está acontecendo no país neste mês de março de 2011.

O site onde começou essa corrente chama-se Repórter de Cristo e o texto original pode ser lido aqui. Não me espanta que o texto tenha sido escrito no dia 14 de março, (3 dias após as catástrofes) e já tenha sido colado em diversos sites pois a mensagem, além de ser pouco ortodoxa, beira a superstição e leva o leitor pouco instruído a crer que os fenômenos ocorridos no Japão não possuem explicação natural e são frutos de Castigo de Deus, ligando a eles a mensagem de Nossa Senhora em Akita.

Escrevo unicamente para alertar aos leitores deste site que evitem mensagens apocalípticas ou com tendências de ignorar as razões naturais que podem levar o mundo às catástrofes, atribuindo todo fenômeno desta natureza à explicações sobrenaturais.

Algumas considerações sobre as aparições:

  • As mensagens de Nossa Senhora nas aparições Akita, próxima da cidade de Sendai (a mais atingida pelo Tsunami), são autorizadas pela Igreja, através do bispo M. Ver. John Shojiro, Bispo Resignatário de Niigata, Japão, a Diocese onde ocorreram as manifestações (1). Em 1988, o então Cardeal Joseph Ratzinger (hoje Papa Bento XVI) também deu seu parecer positivo às aparições e às mensagens de Nossa Senhora em Akita.
  • As aparições, ainda que aprovadas pela Igreja, não se constituem dogmas, nem pertencem ao depósito da fé (2), em outras palavras, nenhum católico é obrigado a aceitá-las, mesmo quando já consagradas pela devoção do grande público (3).

O que diz a mensagem das aparições de Nossa Senhora em Akita?

Dentre todas as mensagens de Nossa Senhora em Akita, a que mais está sendo usada para justificar o desastre no Japão é a que foi revelada à irmã Agens em 13 de outubro de 1973, da qual coloco um pequeno trecho:

"Como já te disse, se os homens não se arrependerem, nem melhorarem, o Pai infligirá um terrível castigo a toda a Humanidade. Será um castigo maior que o Dilúvio, como nunca houve antes. Cairá fogo do Céu e aniquilará uma grande parte da Humanidade, tanto os bons, como os maus, sem distinguir sacerdotes, nem fiéis. Os sobreviventes encontrar-se-ão em tal desolação que invejarão os mortos. As únicas armas que lhes restarão, serão o Rosário e o Sinal deixado por meu Filho. Recita as orações do Rosário todos os dias. Com o Rosário reza pelo Papa, pelos Bispos e pelos sacerdotes.”


"A acção do maligno infiltrar-se-á na Igreja de tal maneira, que poderemos ver Cardeais opondo-se a Cardeais, bispos contra bispos. Os sacerdotes que Me veneram serão depreciados, e os seus confrades se lhes oporão... Igrejas e altares serão saqueados, a Igreja ficará cheia dos que aceitam compromissos e o demónio pressionará muitos sacerdotes e almas consagradas para que abandonem o serviço do Senhor."


Erros em querer afirmar que Nossa Senhora previa estes fatos durante suas aparições:
  1. Em nenhum momento nas mensagens reveladas em Akita, Nossa Senhora fornece datas, ou cita nome de cidades, desta forma, o "terrível castigo" que a mensagem cita, pode ocorrer em qualquer momento e em qualquer lugar.
  2. Caso realmente seja este o "terrível castigo" da qual Nossa Senhora fala em Akita, não é UM SITE  e nem será em tão pouco tempo, que a autoridade competente (o Magistério da Igreja) irá se pronunciar. Lembre-se que, a Igreja é prudente e , antes de qualquer manifestação pública, faz uma delicada e prudente investigação para procurar razões naturais que possam explicar o fenômeno.
Ignorando mensagens insensatas

Mensagens "apocalípticas", cuja única finalidade é gerar medo ou colocar o ser humano em pânico não são a melhor forma de evangelizar. Se todos tivessem conhecimento da verdadeira doutrina, quem sabe essas notícias tendenciosas fossem ignoradas e deixassem de ser alvo de tantas preocupações como atualmente são.

Antes da divulgação do Vaticano acerca do Terceiro Segredo de Fátima também surgiram diversas correntes errôneas e precipitadas, algumas com tendências à superstição e a um credo anti-cristão. Todos os boatos e enganos foram esclarecidos quando a Congregação para a Doutrina da Fé decidiu tornar públicas as mensagens na virada do milênio. Cabe lembrar que a Igreja condena como pecado mortal a atitude de confiar em superstições e que Nossa Senhora é a Mulher sem Mácula, criada por Deus e Mãe da Igreja, sendo assim, jamais poderia sair de sua boca nada que contrariasse a vontade do Pai e a Doutrina da Sua Igreja.

Solidariedade

Antes de querer pôr a culpa em alguém, ou culpar o homem pelas catástrofes, a atitude da Igreja em todas as partes do mundo está sendo no sentido de ajuda às vítimas, conforme diversas notícias que podem ser encontradas na internet:


Igreja Católica ajuda deslocados

Cáritas e bispos do Japão organizam planos para recuperar o país

O trabalho da Igreja

Que Nossa Senhora de Akita interceda por nós e pelas vítimas das catástrofes no Japão.

Autor: Everton do N. Siqueira

Referências:
(1) Conf a carta, disponível para leitura na sessão "Documentos".
(2) Conf Catecismo da Igreja Católica, nº 67.
(3) Conf. Carta Pastoral Sobre Revelações Particulares e Aparições, Dom Nelson Westrupp, disponível na sessão "Documentos".
Comentários

Compartilhe na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites Stumbleupon More