segunda-feira, 13 de outubro de 2014

4 filmes que todo católico deve assistir

Pouca gente sabe, mas eu e minha esposa somos fanáticos por filmes e séries. Quase todos os dias assistimos, senão um filme, algum episódio de alguma série.



Assistimos de tudo, todos os gêneros mas nesse artigo, quero fazer algumas indicações de filmes com temática religiosa.

1 - DÚVIDA:

5 indicações ao Óscar

Compre aqui o teu véu para usar na Santa Missa
Compre aqui o seu véu para usar na Santa Missa

Nota da capa: "O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras."



Comentários pessoais: O filme chama atenção por vários aspectos

1º O modo como padres, freiras e fiéis se vestiam (nota-se nesta própria foto), diferente de hoje quando padres andam à paisana, freiras andam sem nada na cabeça e fiéis vão à Missa como se fossem à praia.
2º Mostra o quão importante foi o Concílio Vaticano II, pois está situado no período pré conciliar e mostra porque já não estava funcionando a forma como a Igreja se impunha ao mundo e a forma de evangelizar...assemelha-se muito aos rad-trads de hoje em dia, que em pleno século XXI não evoluíram.
3º A postura de todos os envolvidos, padre, freira e fiéis, mostra a forma como a fé e a Igreja eram vistas, com total respeito...mesmo o padre suspeito de pedofilia se comporta de forma piedosa e educada.
4º A postura da irmã Aloysius mostra também um rigor extremo, recordando uma das conhecidas frases: "A virtude está no meio".




2 - A PROVA DE FOGO:

Sinopse: "O filme A Prova de Fogo (Fireproof) é uma belíssima história sobre fidelidade, amor e companheirismo. Mais um filme dos irmãos Kendrick, criadores do famoso filme Desafiando os Gigantes. Prova de Fogo está fazendo um enorme sucesso nos Estados Unidos, lotando mais de 850 salas de cinema espalhadas por todo o país, sendo muito bem aceito e elogiado pela crítica norte-americana e emocionando milhares de pessoas com sua mensagem. 

O filme conta a história de um bombeiro, Caleb Holt (Kirk Cameron). Caleb é um profissional exemplar, porém em seu casamento as coisas não andam nada bem. Depois de aceitar um desafio proposto por seu pai (Através do livro diário O Desafio de Amar), a fim de salvar o seu casamento, Caleb faz um propósito e decide transformar o relacionamento com sua esposa. A partir daí, sua vida começar a mudar e Caleb consegue reacender a chama do amor em seu casamento. Prova de fogo traz ação e emoção para você e toda sua família. Com certeza irá fazer com que você veja a vida de uma maneira diferente.




3 - CARTAS PARA DEUS:

Sinopse: "Em “Cartas para Deus” (Letters to God), Tyler Doherty (Tanner Maguire) tem 8 anos e sofre de câncer, os médicos estão desacreditados sobre suas chances de vida. Apesar da situação difícil Tyler coloca sua fé em Deus acima de tudo, por meio de cartas diárias começa a escrever um diário sobre suas esperanças de que algum anjo possa salvá-lo."

Comentários pessoais: Um dos mais belos filmes que já assisti, basta apenas ver o trailler e se emocionar, dispensa maiores comentários





 4 - GIMME SHELTER:

Sinopse: "Aos 8 anos de idade, Apple (Vanessa Hudgens) abandonou a casa de sua mãe (Rosario Dawson), uma prostituta viciada em drogas, e passou a morar em lares adotivos. Durante toda a adolescência, a garota guardou uma carta do pai rico (Brendan Fraser) que ela nunca conheceu. Apple parte em busca deste homem, mas quando anuncia que está grávida de um rapaz que conheceu nas ruas, seu pai biológico sugere que ela recorra ao aborto, e Apple foge novamente. Entre novos lares adotivos e a proteção de um padre, ela tenta reconstruir a sua vida."


Obviamente, além dos filmes citados, todos os filmes bíblicos (Moisés, Paixão de Cristo), e da história dos santos da Igreja ou filmes genuinamente católicos como "Aparecida o Milagre" também são excelente e merecem ser assistidos. Futuramente posso citar e listar alguns também.
Comentários

Compartilhe na Rede

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites Stumbleupon More